BOM DIA . A ESTÓRIA DE HOJE É A SEGUINTE:
Era uma vez uma extensão de terra, muito grande, dividida em 26 invernadas e mais a sede, onde ocorre a administração e também onde moram o PATRÃO e seus CAPATAZES.
Além da CASA GRANDE, onde mora o Patrão, tem também 3 outros GALPÕES onde moram os Capatazes desta grande fazenda.
Um galpão com 513 capatazes, que são escolhidos proporcionalmente pelos moradores conforme o tamanho, produtividade e importância de cada uma das invernadas. Esta escolha é feita de 4 em 4 anos.
Outro galpão com mais 81 capatazes, estes em número de três por invernada, são eleitos por um período de 8 anos.
Um terceiro galpão com 11 capatazes, escolhidos pelo patrão, com a finalidade de manter o que está escrito na LIVRO DAS LEIS da grande fazenda. Estes tem mandato ate completarem 75 anos, e usam um poncho preto sobre as roupas.
Atualmente, o negócio anda muito complicado. Tem um patrão novo que casou com uma prenda faceira e mais nova e vive viajando por outras fazendas, gastando muito dinheiro e parando pouco em casa,
Outra coisa estranha é que estes 11 CAPATAZES, tem uma CADERNETA onde eles anotam tudo que acontece na vida dos capatazes dos outro galpões, parece que as anotações não são nada boas, pois usam estas anotações para os manterem sob suas orientações e a grande maioria obedece e fazem o que eles querem.
Tem uma minoria de capatazes que não obedecem e botam a boca no trombone, e os que denunciam os desmandos, alguns foram presos, outros proibidos de se expressarem.
Dentre este 11 tem um que é TINHOSO, manda mais que todos os outros e está pintando e bordando.
É muito capataz vivendo às custas do trabalho dos moradores das invernadas, para manter suas mordomias e vantagens.
Bem por hoje é isso.
Se gostaram deste texto e do NOVO Blog, divulguem, comentem e me sigam, se não gostaram compartilhem também, afinal, vocês não merecem ler sozinhos estas bobagens.
Outra hora eu volto com outras ESTÓRIAS.
Grande abraço
Paulo Coimbra
Setembro/2023.
Muito bem colocado.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirParabéns Paulo.
ResponderExcluirMuito criativo e que expressa o que estamos vivendo na QUERENCIA AMADA que AINDA denominamos B R A S I L
Obrigado meu caro.
ExcluirMuito bom, bem criativo! Forte abraço.
ResponderExcluirEu gostei, pois amo a vida no campo, e pretendo me aposentar e morar assim. e quem
ResponderExcluirSabe um dia serei um dos teus personagens!!
Muito bom!
ResponderExcluirOBRIGADO PESSOAL PELOS COMENTÁRIOS.
ResponderExcluirAssim somos sempre a platéia
ResponderExcluirPaulo sempre brilhante e criativo! Estas fazendas estão super lotadas, com animais desnecessarios, que tal dar um fim neles? Na estória pode!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Final a ser analisado.
ResponderExcluir